Seguidores

terça-feira, 27 de junho de 2017

NO BATE E REBATE DO VERSO




NO BATE E REBATE DO VERSO
*
BENTO RAIMUNDO
Da linha eu amanheço
Te vendo na minha frente
Dando aula de cordel
Ilustrando meu repente
Transmitindo alegria
Para o coração da gente.
*
DALINHA CATUNDA
Você estando presente
Da vida não tenho queixa
Com meu verso de bancada
Pego e gloso sua deixa
Na arte de pelejar
Sou mulher que não desleixa.
*
BENTO RAIMUNDO
Dalinha faz poesia
Na cultura nordestina
Do poeta que cantou
No claro da lamparina
As fofocas da cidade
a beleza campesina.
*
DALINHA CATUNDA
Versejar é minha sina
Confesso Bento Raimundo
Feito um bardo, um menestrel,
Sairia pelo mundo
Espalhando poesia
Nesse ramo me aprofundo.
*
BENTO RAIMUNDO
Escreve a sabedoria
Da gente do meu sertão
Do dia de farinhada
Da apanha de feijão
Tem forró e cantoria
Na placa do coração
*
DALINHA CATUNDA
Quando falo do meu chão
Não economizo verso
Se for para duelar
Garanto não desconverso
Eu nasci e me criei
Vivendo nesse universo.
*
BENTO RAIMUNDO
Numa noitada de versos
O poeta mostra o dom
A mente cria o assunto
A viola solta o som
E a plateia dizendo
Êta repentista bom
*
DALINHA CATUNDA
Canto sem sair do tom
E também sem gaguejar
Vejo o povo bater palmas
E o parceiro praguejar
E eu só metendo o sarrafo
Sem medo de apanhar.
*
BENTO RAIMUNDO
Mulher tem o seu lugar
É mensageira do amor
É musa e genitora
Tem o perfume da flor
Mas no debate ela aprende
Respeitar um cantador.
*
DALINHA CATUNDA
Cantador ou trovador
Que ciscar na minha rinha
Sente o perfume da flor
Mas sabe que ela espinha
Confuso sai arranhado
Vencido se desalinha.
*
BENTORAIMUNDO
Mulher e maravilhosa
Na cidade e no sertão
Tenho um lugar pra ela
Dentro do meu coração
Mas quando puxa repente
Eu comando a direção.
*
DALINHA CATUNDA
Se essa é sua intenção,
Já estou impaciente
Taque o dedo na viola
E capriche no repente
Para eu sair do comando
E você seguir em frente.
*
BENTO RAIMUNDO
 Mulher é inteligente
Tem talento e primazia
Todas elas oriundas
Do coração de Maria
Agora participantes
Da arte da cantoria.
*
DALINHA CATUNDA
Estamos em sintonia
Com a arte de cantar
Nas pelejas virtuais
Costumamos duelar
E assim vamos propagando
A cultura popular.
*
BENTO RAIMUNDO
Ela e mais importante
Do que a lua divina
A cabeça de adulta
O coração de menina
É musa inspiradora
Da Cultura nordestina.
*
DALINHA CATUNDA
Com a sua concertina
Eu não posso competir
Porém se puxar o fole
Sei que vou me divertir
Dançando um pé-de-serra
Até a barra surgir.
*
BENTO RAIMUNDO
 A mulher e tão divina
Por isso sabe o que quer
Eu por ser obediente
Dou o que ela quiser
Todo homem necessita
Do amor de uma mulher
*
DALINHA CATUNDA
Bem-me-quer e malmequer
Eu um dia desfolhei
No debulhado da pétala
Meu amor eu encontrei
Do jeito que ele me trata
Posso dizer que é um rei.
*
Xilo de Carlos Henrique



Nenhum comentário: